quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O tal filosofia de copiar e colar da tal de Helene Hegemann

Todo mundo gosta de jovens. Quando se trata de poetas menores que escrevem em uma linguagem temperado com termos fecais, o negócio cheira vanguardismo. Realmente complicado a história fica, entretanto, quando se descobre, como ocorreu na semana passada que a milagrosa escritora menor de idade, Helene Hegemann, de 17 anos, copia trechos do livro de outro livro de "um blogger qualquer".

E o que se segue parece seguir o roteiro de um político que tenta escapar de ser desmascarado ou será que faz parte de um roteiro de marketing bem bolado? Perguntado pelo ocorrido, ela primeiramente disse nunca ter lido o livro. Quando se descobriu que o pai dela tinha comprado um exemplar ela finalmente admitiu de ter copiado trechos do livro do blogger Airen "Strobo - Technoprosa aus dem Berghain". Ela disse que ela fez isso completamente "sem ter pensado e por motivos egoístas".

Bom ponto de partida para uma escritora qualquer.

4 comentários:

  1. Triste esse fato, mais pior é o fato de editora ser como Vera, pouco se lixar, e ganhar dinheiro com isso. Que seja feita a justiça...

    ResponderExcluir
  2. Parece que a editora fechou um acirdo com o blogger cujo texto ela usou e na segunda edição foram inclusos as informações das fontes. Tudo indica que foi uma bem bolada estratégia de marketing, mas não tem como descartar a hipótese de que a editora não sabia mesmo. Não sei o que é pior: quem sabe e ignora ou quem devia saber, mas não sabe. Interessante é por um lado que a Helene Hegemann mostrou em uma entrevista na tv que parecia não conhecer o seu próprio livro (pois não conhecia o nome de um filósofo qe ela mencionou no livro) e a reação do mercado literário, dos jornalistas e assim chamados intelectuais.

    ResponderExcluir
  3. A mentira não se sustenta por muito tempo. Tanto é que ela não conseguiu responder às perguntas. Mas, até que uma escritorazinha imbecil como ela seja desmascarada, já levou dinheiro de muita gente. Lamentável.

    ResponderExcluir
  4. Estranho, mas argumentava-se muito sobre o conceito de autor, inclusive se referindo a idade média onde existiam muitos livros anônimos, enquanto esteb livro fez unica e exclusivamente sucesso por ser atribuído a uma suposta autora menor. Cheguei a conclusão que é mais do que duvidosa que o livro foi escrito por ela. Interessante seria saber quem foi o ghost writer ;-)

    ResponderExcluir