domingo, 25 de outubro de 2009

DM 100.000

Há alguns anos fala-se de problemas financeiros dos jornais. Não fiquei surpreso quando surgiu a discussão. Antigamente, 90% do jornais eram alienados: 60% das notícias saíram diretamente de agências de propaganda e de departamentos de Relações Públicas de organizações, mais 30% ficaram levemente alterados (p.ex. por supressão de frases). Apenas 10% saía do próprio punho. Agora, a porcentagem de trabalho alheio deve ser ainda maior. Sobretudo muitos sites de jornais são automaticamente alimentados pelas agências de notícias.

Não surpreende, portanto, que hoje considerações interessantes e incômodos, trabalhos de pesquisa e reportagens locais muitas vezes se acham em blogs e não em jornais. Para sorte dos incomodados, ao menos na Alemanha, os blogs com estas características estão perdendo fôlego, deixando um vazio que dificilmente será preenchido pelos bisbilhotices do twitter e fotinhos de celular em faceblogs.

Desta forma, a blogosfera, mesmo na Alemanha, Áustria e Suiça, parece um mundo paralelo, que tremeu de um vídeo do YouTube sobre uma pergunta de um jornalista holandês ao governo alemão face à nomeação do Schäuble como ministro das finanças apesar do escândalo em que ele foi envolvido quando recebeu 100.000,00 marcos alemães de um traficante de armas que ele esqueceu de mencionar na CPI sobre o assunto.

Kann der Mann (Schäuble) mit Geld umgehen, wenn er vergisst, dass er 100.000 Mark in Bar in seiner Schublade liegen hat?

Será que este homem (Schäuble) sabe cuidar de dinheiro, considerando que esqueceu que ele tinha 100.000 marcos alemães em espécie na sua gaveta?

A resposta da chanceler alemã: eu o nomeiei, pois confio nele.

Dizem que o tremor da blogosfera levou tantas pessoas a tentar um download do vídeo que YouTube se viu obrigado a tirar o vídeo por um tempo do site. Nos jornais, não virou notícia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário